TRADIÇÃO XIMANGA: O BANHO DE CHEIRO

O banho de cheiro acontece no município de Alenquer-Pa, todos os anos nas festividades do padroeiro Santo Antonio.



No dia em que ocorre o banho, todos os alenquerenses chegam cantando alegremente a espera da descida do bondoso santo que é retirado do seu altar.




TRADIÇÃO DE ALENQUER-PA

FESTA DE SANTO ANTONIO: O BANHO DE CHEIRO



Os fieis, o carregam de forma solene, a distribuição do pão de Santo Antonio começa a ser feita para que os fieis o coloquem dentro da farinha para que nunca falte alimento dentro dos lares.



Cuidadosamente, são tiradas as fitas que enfeitam os braços da imagem do santo. As fitas retiradas são as que foram colocadas pelos fieis no ano anterior, no momento do festejo da subida do padroeiro ximango para seu altar, este dia em que fica marcado o fim de mais uma festividade Antoniana.



A fila para apanhar a água, é imensa, muitos fieis não conseguem adquirir o liquido cheiroso.



As pessoas levam para casa a água em litros plásticos, e fazem este liquido durar por um ano, momento em que vários alenquerenses voltam ao lugar para pegar a agua do banho.



Durante o dia inteiro a imagem é perfumada, e cuidadosamente enxugada pela grande fiel e guardiã Sra. Terezinha Batista. Que passa o dia conversando com o padroeiro, e conta e tem o poderoso santo como seu fiel amigo, chegando a visitá-lo todos os dias.



A fiel senhora ajuda a organizar o evento do banho de cheiro que atrai em cada ano centenas de pessoas. Segundo a seguidora que conhece o santo e pôde seguir os ensinamentos do mesmo desde a infância a face da imagem chegar a mudar de cor e entusiasmo a cada banho que lhe é dado.


Nenhum comentário: