LENDA XIMANGA: "O CACHORRÃO DO CURICACA"

LENDA: O CACHORRÃO DO CURICACA





Cachorrão é como é chamada a fera que ataca certa região do interior paraense, quem já o viu pela brecha da casa, diz que é um cachorro da altura de um boi novilho, com pelos negros e de sua boca escorrem grande quantidade de saliva.

Nas noites calmas e escuras da região do Curicaca, zona rural de Alenquer - Pa, quando todos dormem, os cachorros começam a uivar e a latir desesperados.

Os cães correm pelo terreiro e o bicho ataca, passa o lombo embaixo do assoalho com força, parece que as tabuas vão se soltar.

A calada noite se transforma, fica agitada, ninguém consegue dormir, nem abrir a porta para se quer urinar no mato.

Pela manhã o estrago está feito: terreiro bagunçado, plantas com os galhos quebrados, cachorros com as patas batidas permanecem dormindo de tanto cansaço, por correrem a noite toda, isso para os que foram salvos, pois muitos cães são encontrados por seus donos sem a cabeça. Isso mesmo, o cachorrão só come a cabeça dos caninos e deixa o corpo de lembrança.

Não se sabe de onde o bicho vem ou se mora lá mesmo, quer dizer, se é gerado no corpo de algum morador da região.

Tem gente que fala que é alguém da Vila Curicaca, outros dizem que é das comunidades vizinhas como: Meio-Centro, Boa Vista, Laguinho, Carmo ou Mocambo. Ninguém sabe realmente quem é que se gera, só desejam que ele ou ela desapareça para sempre e deixe de aterrorizar as pacatas noites da região.



Nenhum comentário: