LENDA SANTARENA: "O ENCONTRO DAS ÁGUAS"






LENDA: O ENCONTRO DAS ÁGUAS.

 

A abençoada terra santarena, cheia de belezas naturais, encanta a quem nela pisa.

Santarém, a cidade disputada por dois belos rios que a banham, e que fazem o cenário amazônico ser ainda mais belo.

O encontro das águas, fascinante para aos olhos de que vê, é a imagem que até a mãe natureza se impressiona.

Desde séculos, o amor da bela mocoronga Santarém- PA, vem sendo disputada por dois belos rapazes que lutam terrivelmente para banhá-la e senti-la nos braços.

Santarém, que é uma moça de família, deita-se em sua cadeira de balanço, e com seu leque confeccionado de Tururi, expõe seu decote feito de areia cristal. Tapajós, o menino dos olhos azuis, não quer que nenhum outro homem se aproxime de sua dama. Amazonas, o outro apaixonado, todos os dias briga com seu rival, inimigo de morte.

A bela, Santarém ama muito os dois, queria que eles se entendessem, pois em seu coração tem espaço para os dois caboclos. Quando os dois meninos partem para o ringue, a situação se torna violenta. Pescador é jogado para fora da canoa, o vento feito pelas braçadas dos dois faz à saia feita de areia que veste a menina voar longe.

Na disputa pela moça os dois incansavelmente se ofendem:

_ Eu caboclo moreno, combino, mas com minha sinhá. Saia da frente seu riozinho de meia tigela.

Veja só! Eu um riozinho..., mas sou eu quem estende e beija a mão da bela moça todos os dias. Você... Coitado fica só de longe nos observando.

Muitas vezes o grande Amazonas se enfurece, e tenta atacar o Tapajós, meio a um forte vento, quase todos os dias os dois meninos se misturam, e em uma cor tipo café com leite enfeitam ainda mais a manhã santarena.

Quando os meninos se acalmam são beijados e entram em um acordo proposto pela menina Pérola, tudo se envolve na beleza das serenatas e piracaias feitas pelos mocorongos.

Mas, lá um dia eles se lembram e tudo começa de novo:

_ O que você quer aqui, seu amarelão, deixe a minha pérola em paz.


_ Saia você da frente, não vê que você está atrapalhando o nosso romance?

_ Deixe disso, rapaz! A onde já se viu a minha menina trocar-me por você.

_ Eu sou mais forte, tenho mais poder para protegê-la, sou o maior rio em volume de água doce do mundo, ouviu bem “do mundo”. Já você é um tremendo de um fracote.

_ Eu posso não ser tão grande quanto você, mas a admiro de um lado a outro, e você, só se estica para longe porque é um tremendo galanteador isso sim!

_ Eu, galanteador? Ora mais, quem você pensa que é seu, seu,...

_Eu, sou o rapaz mais bonito da Amazônia, olhos cor de anil e amado pela bela princesa mocoronga. Já você?

_ Eu? O que tem?

_ Você. Bom pra começar você é um viajantizinho amarelado, que tenta enfeitiçar a minha menina.

_ Mas como se atreve?

_ Maninho? Todos nós sabemos! Pensa que não?

_ Do que você está falando?

_ Sabemos que você vem lá da banda dos Andes do Peru, amigo! E usa vários nomes falsos, isso sim!

_ Quem você pensa que é para falar assim comigo?

_ Eu sou o Tapajós. Já você, nem sei direito, tive conhecimento que lá no Peru te chamam de Solimões, em tal lugar te chamam de fulano em outro de sicrano em outro de beltrano, quem é você afinal seu namorador?

_ Deixe-me viver o amor com a minha bela princesa! A cada cidade que você passa você enfeitiça uma menina diferente.

_ Amigo quem for fraco que se quebre! Eu não deixarei a bela moça, neste cenário sou AMAZÔNAS e amo minha SANTA SANTARÈM.

_ A cada cidade que passo, deixo minha marca e amo minhas meninas, e o nome que tenho são dados por elas mesmas a cada cenário de paixão em que vivemos.

_ Assim os dois rapagões, amanhecem e adormecem embelezando o lugar onde passam e banham.

Flavio Monteles -2006

Nenhum comentário: